A Avaliação Institucional orienta-se pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que consolida a avaliação como um dos instrumentos para sustentação da qualidade do sistema de educação superior.

Assim, incorpora os processos avaliativos internos, que correspondem à autoavaliação, conduzida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), e a avaliação externa, composta de ações supervisionadas ou realizadas pelo MEC/Inep, tais como: visita in loco, avaliação dos cursos de graduação e avaliação do aluno, realizada por intermédio do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Todos esses mecanismos são utilizados pela gestão, visando à melhoria da qualidade e da relevância das atividades de ensino, pesquisa e extensão. A avaliação envolve concepção global e respeito à identidade da instituição, que leva em conta a sua realidade, sua missão e seus objetivos.

Com finalidade construtiva e formativa, a Avaliação Institucional envolve a comunidade acadêmica – que engloba os corpos docente, discente e técnico-administrativo -, procurando criar e desenvolver a cultura de avaliação.

Os resultados e as análises das atividades de autoavaliação realizadas pela instituição são incorporados ao planejamento da gestão acadêmico-administrativa, uma vez que a Instituição considera o planejamento e a avaliação instrumentos integrados e fundamentais do processo de gestão.

A Comissão Própria de Avaliação – CPA se responsabilizará pela condução dos processos de avaliação interna, pela sistematização e prestação das informações solicitadas ao Ministério da Educação (MEC).

Compete à CPA deliberar sobre os critérios, métodos de análises e procedimentos de avaliação, bem como definir as ações a serem tomadas de acordo com os resultados obtidos nas avaliações.

A Comissão Própria de Avaliação (CPA), é a responsável pela condução dos processos de avaliação interna e tem por finalidade cumprir a legislação do MEC, prestando-lhe informações sobre a Instituição.

Conheça os membros das CPA’s AGES:

  • Centro Universitário AGES – UniAGES
  • Presidente: Augusto César Santiago Teixeira
  • Representante Docente: Aurélia Emília de Paula Fernandes
  • Representante Docente: Carlos Allan Pereira dos Santos
  • Representante Discente: Mateus Dias dos Santos
  • Representante Discente: Robson da Silva Cruz
  • Representante Técnico Administrativo: Gleide Selma Ferreira Santana
  • Representante Técnico Administrativo: Hozana Ferreira Dias
  • Representante da Sociedade Civil: José Carlos Santana Filho
  • Representante da Sociedade Civil: Hortência Ferreira Dias

 

  • Faculdade AGES de Jacobina
  • Presidente: Mayara de Souza Miranda
  • Representante Docente: Igor Sampaio Pinho dos Santos
  • Representante Discente: Ranya Menezes dos Santos Araújo
  • Representante Técnico Administrativo: Monique Evelin Souza Freire
  • Representante da Sociedade Civil: Levi Bahia Teixeira Soares

 

  • Faculdade AGES de Lagarto
  • Presidente: Baruc Correia Fontes
  • Representante Docente: Raphael Sapucaia dos Santos
  • Representante Discente: Rosenildo da Cruz Faria
  • Representante Técnico Administrativo: Dávisson Monteiro de Santana
  • Representante da Sociedade Civil: Fábio Kalil de Souza

 

  • Faculdade AGES de Medicina
  • Presidente: Tâmara Trindade de Carvalho Santos
  • Representante Docente: Aranin Queiroz de Sousa Santos
  • Representante Discente: Maria Alyce Silva Cardoso
  • Representante Técnico Administrativo: Ana Vitória Reis de Santana
  • Representante da Sociedade Civil: Manuel Braz Lomes Nascimento Bispo

 

  • Faculdade AGES de Medicina de Irecê
  • Presidente: Maria Tarcila Souza Reis de Miranda
  • Representante Docente: Deisy Azevedo Dourado Vilela
  • Representante Discente: Aiane de Souza Gomes
  • Representante Técnico Administrativo: Ana Paula Barreto Caetano
  • Representante da Sociedade Civil: Jazon Ferreira primo Júnior

 

  • Faculdade AGES de Senhor do Bonfim
  • Presidente: Alexandra Cardoso da Silva Duarte
  • Representante Docente: Larissa Oliveira Guimarães
  • Representante Discente: Jesiane de Jesus Reis Santos
  • Representante Técnico Administrativo: Karoline Batista da Silva
  • Representante da Sociedade Civil: Andreilto de Almeida Barbosa

 

  • Faculdade AGES de Tucano
  • Presidente: Antônio Cláudio da Silva Neto
  • Representante Docente: Mirelton Souza Santos
  • Representante Discente: Eratostenes Nascimento Matos
  • Representante Técnico Administrativo: Josiane Andrade Macedo
  • Representante da Sociedade Civil: Lizziane Dantas Cavalcante

Instrumento de avaliação superior do MEC/Inep desde 2004, o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes) é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes.

Para a consecução de seus objetivos, o Sinaes utiliza vários procedimentos, que compreendem os processos de autoavaliação ou avaliação interna, bem como a avaliação externa, o Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade), a avaliação in loco dos cursos de graduação e os instrumentos de informação (Censo da Educação Superior e Cadastro Nacional de Docentes).

Na avaliação das instituições, o Sinaes considera as seguintes dimensões:

  1. A missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) – identifica o projeto e/ou missão institucional, em termos de finalidade, compromissos, vocação e inserção regional e/ou nacional, Projeto Pedagógico Institucional (PPI); Projeto Pedagógico do Curso (PPC).
  2. A política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas formas de operacionalização, especialmente no que diz respeito à (ao):
    • concepção do currículo e organização didático pedagógica;
    • coerência das práticas de investigação com a missão institucional;
    • impacto das atividades de extensão na comunidade e na formação dos estudantes.

Incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades, as políticas de formação acadêmico-científica, profissional e cidadã; de construção e disseminação do conhecimento; de articulação interna, que favorece a iniciação científica e profissional de estudantes, os grupos de pesquisa e o desenvolvimento de projetos de extensão.

  1. Os projetos de responsabilidade social da instituição voltados prioritariamente para ações que promovam:
    • a inclusão social;
    • o desenvolvimento econômico e social por meio da interação com a sociedade;
    • a formação de cidadãos responsáveis pela defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural.

Contempla o compromisso social da instituição como portadora da educação como bem público e expressão da sociedade democrática e pluricultural, de respeito pela diferença e de solidariedade, independentemente da configuração jurídica da IES.

  1. A comunicação com a sociedade – identifica as formas de aproximação efetiva entre IES e sociedade, de tal sorte que a comunidade participe ativamente da vida da acadêmica, bem como a IES se comprometa efetivamente com a melhoria das condições de vida da comunidade, ao repartir com ela o saber que produz e as informações que detém.
  2. As políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho – explicita as políticas e os programas de formação, aperfeiçoamento e capacitação do pessoal docente e técnico-administrativo, associando-os com planos de carreira condizentes com a magnitude das tarefas a serem desenvolvidas e com condições objetivas de trabalho.
  3. Organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e a representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade acadêmica nos processos decisórios – avalia os meios de gestão para cumprir os objetivos e projetos institucionais, a qualidade da gestão democrática, em especial nos órgãos colegiados, as relações de poder entre estruturas acadêmicas e administrativas e a participação nas políticas de desenvolvimento e expansão institucional.
  4. Infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação, acesso de docentes e estudantes às informações – analisa a infraestrutura da instituição, relacionando-a com as atividades acadêmicas de formação, de produção e disseminação de conhecimentos e com as finalidades próprias da IES.
  5. Planejamento e avaliação, especialmente dos processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional – considera o planejamento e a avaliação como instrumentos integrados, elementos de um mesmo continuum, partícipes do processo de gestão da educação superior. Essa dimensão está na confluência da avaliação como processo centrado no presente e no futuro institucional, a partir do balanço de fragilidades, potencialidades e vocação institucionais.
  6. Políticas de atendimento aos estudantes, acompanhamento de egresso – análise das formas por meio das quais os estudantes estão sendo integrados à vida acadêmica, e os programas através do quais a IES busca atender aos princípios inerentes à qualidade de vida estudantil e o acompanhamento de egressos e de ações de oportunidades de formação continuada.
  7. Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior – avalia a capacidade de gestão e administração do orçamento e as políticas e estratégias de gestão acadêmica, com vistas à eficácia na utilização e na obtenção dos recursos financeiros necessários ao cumprimento das metas e das prioridades estabelecidas.