O processo de Avaliação Institucional busca qualificar a IES em todas suas dimensões. Para que isso seja concretizado, é fundamental que todos os atores que compõem o ambiente acadêmico estejam comprometidos e dispostos a contribuir.

Professores, alunos, colaboradores e sociedade são estimulados a colaborar em aspectos pedagógicos, técnico-administrativos, sociais e estruturais, através de um trabalho contínuo e de mútuas responsabilidades. Um dos pontos mais importantes é reconhecer os serviços prestados pela IES e colocá-los em análise por toda a comunidade, promovendo o autoconhecimento e a tomada de decisão.

Fomentar a importância desse processo de avaliação é atividade da CPA, com o seu caráter motivador e direcionador, que irá instigar a criação de uma cultura de autoavaliação e qualidade em seus segmentos. Tais segmentos contemplam: a Avaliação Institucional como um todo, Autoavaliação do Desempenho, Avaliação e Procedimentos de Rotinas Docentes e Avaliação de Ensino-Aprendizagem.

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) foi criada como parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituída pela Lei 10.861, de 14 de abril e implementada pela resolução CONSEPE 021/2004, de 3 de maio de 2004. Como um dos seus desafios, a comissão deve promover um processo de avaliação em que avaliados e avaliadores estejam integrados e em constante diálogo para possíveis reajustes e melhoria no processo.

Para que os objetivos sejam alcançados:

A comunidade acadêmica precisa compreender a importância da Avaliação Institucional;

Os diversos segmentos da IES devem estar coerentes com a missão institucional;

A comunidade acadêmica  considerar o processo como algo construtivo e formativo;

Os avaliados precisam fornecer informações verídicas e relevantes;

Os dados colhidos precisam produzir informações relevantes para a tomada de decisão dos setores;

As informações precisam ser disseminadas para a sociedade e todos os envolvidos de forma direta e indiretamente.

 

O Reitor do Centro Universitário AGES, no uso de suas atribuições legais, e considerando o disposto no artigo da Lei 10.861, de 14 de abril de 2004, Resolve:

Art. 1º Aprovar regulamento Interno da Comissão Própria de Avaliação do Centro Universitário AGES, para a condução do processo de avaliação institucional, análise de resultados e emissão de resultados para órgãos competentes, incluindo-se o INEP e diretrizes estabelecidas pelo CONAES.

Art. 2º A Comissão Própria de Avaliação da Faculdade AGES reunir-se-á 1 (uma) vez por mês para as reuniões ordinárias ou quando o grupo acreditar necessário constituir uma reunião extraordinária para tratar de assuntos inerentes à IES.

§ 1º As reuniões poderão ser agendadas pelo mantenedor da instituição, coordenador da CPA ou pela maioria dos membros – entende-se como maioria o total superior a 50% dos integrantes da comissão.

§ 2º As reuniões ordinárias devem ser marcadas com antecedência de 48 (quarenta e oito) horas e as reuniões extraordinárias poderão ser marcadas com antecedência de 24 (vinte e quatro) horas, seguindo o mesmo critério exposto no parágrafo anterior.

§ 3º O agendamento das reuniões deverá expressar a data de realização, os participantes e o assunto a ser tratado em questão.

§ 4º As reuniões só poderão ser iniciadas com a maioria simples dos seus membros, caso contrário, após 30 (trinta) minutos de espera, o coordenador da CPA pode dar como encerrada a sessão e tomar as devidas providências.

§ 5º As reuniões terão duração máxima de 3 (três) horas, podendo se estender por mais tempo apenas com aprovação do coordenador ou pela maioria dos seus integrantes presentes.

Art. 3º Exceto em motivos previamente justificados, torna-se obrigatório o comparecimento dos membros da CPA às reuniões ordinárias e extraordinárias.

§ 1º Caso os discentes que compõem esta comissão estejam em atividades acadêmicas, em horário paralelo à reunião, sua falta será devidamente justificada.

Art. 4º São atribuições da CPA:

I – Elaborar o projeto de Avaliação Interna do Centro Universitário AGES.

II – Elaborar Plano de Trabalho Anual para definição de atividades prioritárias.

III – Implementar o processo de avaliação interna, baseando-se no seu plano de trabalho e nas diretrizes do SINAES.

IV – Implantar o processo de autoavaliação do Centro Universitário AGES.

V – Conscientizar a comunidade acadêmica da importância do processo de avaliação.

VI – Analisar relatórios emitidos por cada segmento, enviando parecer às instâncias competentes.

VII – Disponibilizar as informações ao INEP, nos prazos e nas formas previstas na legislação.

VIII – Elaborar a análise dos resultados, detectando as fragilidades e potencialidades, comunicando ao gestor da IES os principais pontos.

IX – Acompanhar o plano de trabalho de cada segmento da IES.

X – Criar, juntamente a cada setor, instrumentos de avaliação para mensurar a qualidade dos produtos/serviços.

Art. 5º São objetivos da Comissão Própria de Avaliação do Centro Universitário AGES:

§ 1º Objetivo Geral:

a) Reestruturar, coletivamente, o Processo de Autoavaliação do Centro Universitário AGES, a partir das diretrizes do CONAES, de forma que forneça subsídio à gestão acadêmica, rumo à potencialização e ao desenvolvimento do desempenho institucional.

§ 2º Objetivos específicos:

a) Manter o princípio de respeito à diversidade.

b) Diagnosticar a atual situação do Centro Universitário AGES, nas dimensões de ensino, pesquisa, extensão e gestão.

c) Subsidiar a definição de políticas de desenvolvimento institucional.

d) Enfatizar a cultura de avaliação do Centro Universitário AGES, que pressuponha a Autoavaliação e a Avaliação Externa como instrumentos de busca de qualidade.

e) Estimular, no Centro Universitário AGES, a inter-relação das tarefas acadêmicas de modo a contemplar as dimensões de ensino, pesquisa, extensão e gestão.

f) Analisar as informações obtidas.

g) Construir relatórios parciais e finais.

h) Divulgar os resultados.

i) Fazer balanço crítico dos resultados.

Art. 6º Cada setor deverá enviar um relatório semanal à CPA, destacando as principais ocorrências e contribuição de melhoria para as atividades do segmento.

Disposições finais

Art. 7º As pessoas envolvidas que prestarem informação falsa, através de formulários e relatórios, que impeça a análise dos dados e distorção dos resultados, responderão civil, penal e administrativamente pela conduta.

Art. 8º As pesquisas serão instrumentos norteadores para melhor gerenciamento de cada segmento da IES.

Clique aqui e confira o plano de trabalho.

Questionário do discente: Acesse AQUI!

O questionário dos alunos será aplicado no 2º semestre de cada ano. Disponibilizaremos em forma de formulário eletrônico que estará disponível no site e portal do aluno, a partir do 5º encontro de aula, durante um prazo de 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogado, a depender da participação dos discentes.

Os questionamentos estarão relacionados às dimensões do CONAES, garantindo seu caráter de ferramenta essencial para o processo de autoavaliação do Centro Universitário AGES. Para cada uma das 10 (dez) dimensões, são elaboradas questões – que consideram a capacidade de resposta do aluno – com o intuito de descobrir potencialidades e fragilidades dos segmentos.

Questionário do docenteAcesse AQUI!

Segue a mesma estrutura do questionário do discente, porém, com perguntas mais específicas e orientadas para o seu trabalho. A disponibilidade dos formulários para esses profissionais é definida a partir da interação com os coordenadores de curso, em que algumas estratégias são traçadas para melhor atender ao número crescente de professores na instituição.

 

Questionário do colaboradorAcesse AQUI!

Também está baseado na estrutura dos dois anteriores, com questionamentos pertinentes às suas necessidades. Para a sua aplicação, a CPA deve interagir com os gestores de cada segmento que pode ainda realizar para discussão de problemas e potencialidades do seu segmento. Todas as reuniões precisam ser previamente comunicadas à CPA, contendo objetivo, participantes e assuntos discutidos.

A própria plataforma online oferece condições para que os dados sejam tabulados da melhor forma possível. Ainda assim, a coordenação da CPA será responsável por validar e tornar esses dados confiáveis, por meio de apreciação e comparação entre os três tipos de questionários. Para cada segmento – docentes, discentes e colaboradores –, a tabulação e a análise levam em consideração seus anseios e perfil, para que possam produzir informações que auxiliem na tomada de decisão.

Ao final do processo de coleta de dados, é feito um relatório parcial para cada tipo de questionário e, posteriormente, um relatório final comparando e verificando as informações dos três tipos. Tal documento possibilita a construção do relatório final que será encaminhado ao INEP.

O relatório final deve ser apresentado ao Comitê Gestor, através de reunião em que possam ser discutidas as fragilidades e potencialidades identificadas na pesquisa. Essa é uma oportunidade para que sejam discutidas formas de melhorar o processo de Avaliação Institucional.

As informações advindas da avaliação serão disponibilizadas no site da IES, com o intuito de alimentar acadêmicos e sociedade com informações pertinentes a respeito da Faculdade. Tais informações servem para aquelas pessoas que desejam ingressar no Ensino Superior e que preferem pesquisar antes de escolher sua instituição.

Pensando na importância desse processo, a CPA acompanha os planos de trabalho feitos por cada segmento e fundamentados nas dimensões analisadas na pesquisa.  São identificadas as ações de melhoria e estratégias utilizadas para transformar fragilidades em potencialidades. O balanço feito busca atender à qualidade contínua, um dos princípios da instituição.

Avaliação institucional de 2017 – Conferir;

Avaliação institucional de 2016 – Conferir;

Avaliação institucional de 2015 – Conferir;

Avaliação institucional de 2014 – Conferir;

Avaliação institucional de 2013 – Conferir;

Avaliação institucional de 2012  –Conferir;

Avaliação institucional de 2009 – 2010 – Conferir;

Caso deseje obter mais informações sobre a Avaliação Institucional e a Comissão Própria de Avaliação – CPA – da AGES, entre em contato através do e-mail: cpa@uniages.edu.br