Apresentação

Neste espaço todos são parceiros: o professor, o estudante, o bibliotecário e o acervo disponível. A biblioteca não tem autonomia de leitura, nem opina sobre o que deve ser lido, mas o docente do Centro Universitário AGES sugere uma bibliografia que acompanha o programa da disciplina, visita periodicamente o local e, de forma mais especifica, o acervo que atende à sua área, avaliando qualidade e quantidade, cuidadosamente, conforme os padrões estabelecidos pela instituição. A integração professor, aluno e bibliotecário busca a excelência da nossa Biblioteca Universitária no que se refere ao acervo e atendimento.

A Biblioteca Profª Maria José dos Santos Lima foi fundada no ano de 2000 com a finalidade de atender à comunidade acadêmica do Centro Universitário AGES. Seu nome é fruto da homenagem do idealizador da instituição a uma das mais conceituadas professoras do município de Paripiranga.

 

Clique aqui e acesse o Sistema Pergamum.

 

 

 

  • De segunda à sexta-feira, das 7h às 22h
  • Sábados e domingos letivos, das 7h às 17h40min

Usuários

  • Público-alvo para empréstimos e consultas: corpo docente, discente, funcionários da comunidade AGES, ex-alunos e pesquisadores em geral, reservando-se a emprestar seu material bibliográfico, impresso e audiovisual, somente aos professores, alunos e funcionários.

Bibliotecária responsável

  • Nadja Ferreira Lima – CRB-5/1460
    Formação Acadêmica: Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pelo Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia.

 

Bibliotecas Online

 

ADMINISTRAÇÃO

 

 

ARQUITETURA E URBANISMO

NACIONAIS

INTERNACIONAIS

 

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

 

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

 

DIREITO

 

EDUCACIONAIS

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

 

Qualis B1/CAPES

Qualis B2/CAPES

Qualis B3/CAPES

Qualis B4/CAPES

Qualis B5/CAPES

ENFERMAGEM

 

ENGENHARIA AGRONÔMICA

 

ENGENHARIA CIVIL

FARMÁCIA

 

FÍSICA

FISIOTERAPIA

GEOGRAFIA

HISTÓRIA

 

LETRAS

MATEMÁTICA

NUTRIÇÃO

PSICOLOGIA

QUÍMICA

SERVIÇO SOCIAL

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Acervo

O acervo da Biblioteca Prof.ª Maria José dos Santos Lima é formado por títulos distribuídos nas três grandes áreas do conhecimento, a saber: Ciências Humanas, Ciências Exatas e Ciências Biológicas, atendendo a todas as áreas dos cursos oferecidos pela Instituição. A coleção é composta por livros genéricos e especializados, dicionários, enciclopédias, monografias, projetos, relatórios, revistas, jornais, mapas, DVD, CDe outros materiais.

Ambientes

As novas instalações da Biblioteca está localizada no módulo VII do Centro Universitário, ocupando uma área de 1000 m², oferecendo os melhores recursos hoje disponíveis para aqueles que buscam a informação. A Biblioteca é divida em sete ambientes onde podem ser feitos agendamentos de visitas programadas, sugestões de aquisição de livros, localização de documentos e consulta a periódicos e obras de referência, estudo e pesquisa, acesso aos livros, etc.

Guarda-volumes: Ao entrar na Biblioteca, o usuário deverá guardar seu material no armário localizado na entrada. A utilização do guarda-volumes só será permitida durante a visita do aluno ao recinto, não sendo permitido manter os pertences nos armários e sair do setor com as chaves.

Empréstimo de livros: Restrito a alunos, professores e funcionário, o empréstimo domiciliar só poderá ser efetuado se o interessado apresentar o cartão de acesso da IES, fornecido pelo setor de TI quando da matrícula do aluno ingressante.

A carteira é de uso pessoal e intransferível, e só serão aceitos cartões com foto legível ou com a apresentação de algum documento com foto.
Os empréstimos só poderão ser realizados ao titular do documento, não podemos terceiros assinar o comprovante de empréstimo.
Em caso de perda da carteira, o usuário deverá informar a TI e requerer a 2ª via do documento, sob pagamento de taxa conforme Portaria em vigor.

Não poderão ser emprestadas duas obras iguais a um mesmo usuário.
Não será emprestado material ao leitor que estiver em atraso com a biblioteca.
As movimentações de empréstimo, renovação e reserva de obras são serão efetuadas mediante apresentação da carteira do leitor.

Cobrança de multa: O atraso na devolução das obras tomadas por empréstimo acarretará na cobrança de multa em valores, de acordo com a Portaria em vigor.
Devolução obras após feriado: A devolução das obras cujo vencimento recaia em um feriado prolongado, terá o seu prazo prorrogado para o primeiro dia de aula correspondente ao turno do aluno, de acordo com o calendário de aula oficial da IES. Após esse dia, serão cobradas as taxas de multa referente aos dias de funcionamento da Biblioteca, de acordo com a Portaria em vigor.

Renovação do empréstimo: Expirado o prazo de empréstimo do livro, o usuário poderá solicitar a renovação do empréstimo, desde que o mesmo não se encontre na lista de espera. A renovação do livro só será efetuada mediante apresentação do livro e da carteira do usuário.

Silêncio: O usuário deverá manter o silêncio nos ambientes de estudo e pesquisa da biblioteca. Os aparelhos celulares devem ser mantidos no toque silencioso e o leitor ciente de que deve sair das dependências da biblioteca para atender às chamadas.

Extravio/Danos nas obras: Em caso de danos ou extravio da obra, o usuário deverá indenizar a biblioteca com um novo exemplar, seja com a obra ou com o valor atualizado do livro, em caso de edições esgotadas.

Reserva de livro: O livro permanece reservado para o usuário por 24h ou até a aula subsequente ao ato da reserva, de acordo com o turno de matrícula do usuário. O usuário não poderá solicitar a reserva de livros que já se encontre em seu poder ou obras que tenham exemplares disponíveis para empréstimo.

Empréstimo

Usuários devidamente registrados na biblioteca poderão efetuar o empréstimo domiciliar de livros, conforme prazos e quantidades abaixo.

Prazos

Sete dias consecutivos: livros didáticos.
Dez dias consecutivos: livros paradidáticos.

Para professores e funcionários o prazo de empréstimo é de dez dias consecutivo, independente da obra.

Para os alunos matriculados na monografia o prazo de empréstimo é de 15 dias consecutivos.

Quantidade de livros emprestados
Alunos e funcionários: até 03 (três) livros;
Professores: até 05 (cinco) livros.

Renovação do empréstimo

Expirado o prazo de empréstimo do livro, o usuário poderá solicitar, por mais uma vez por obra emprestada, a renovação do empréstimo, tendo o prazo de devolução aumentado em mais 7 (sete) dias consecutivos. O serviço está condicionado à regularidade dos prazos de devolução e a não existência de reserva para as obras que se deseja renovar. O serviço está disponível no Balcão de atendimento (mediante apresentação das obras) ou através do Meu Pergamun

Login no Meu Pergamum

Reserva de obras

Serviço que permite ao usuário reservar obras que já tenham todos os seus exemplares emprestados. A reserva obedece a uma ordem cronológica de pedido, e o usuário deverá procurar a biblioteca periodicamente para acompanhar sua solicitação ou deixar e-mail para que seja avisado da disponibilização do título.

COMUT

A biblioteca dispõe do Serviço de Comutação Bibliográfica (COMUT) que permite a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis nos principais acervos de bibliotecas brasileiras. Para maiores informações procurar a Bibliotecária.

Visita orientada para alunos ingressantes

Serviço de visita guiada e capacitação dos novos alunos a cerca dos produtos e serviços oferecidos pela Biblioteca, bem como normas de funcionamento, direitos e deveres do usuário.

Consulta ao acervo audiovisual

A Biblioteca oferece à comunidade acadêmica a possibilidade de consulta e pesquisa do acervo audiovisual dentro da sala de estudos e pesquisa.

Acesso à Internet

O usuário poderá acessar a web por meio dos nossos computadores ou do próprio computador pessoal, através da Wi-Fi instalada nos ambientes de estudo. O acesso à internet deve ser feito apenas a sites com finalidades educativas e profissionais.

Disseminação Seletiva da Informação

Serviço que divulga informações a públicos dirigidos a cerca das novas aquisições, editais, legislação, eventos, trabalhos, etc.

Levantamento Bibliográfico

Serviço através do qual o usuário poderá solicitar a relação de obras pertencentes ao acervo da biblioteca por assunto, autor, área do conhecimento, etc.

Orientação na Normalização de Documento e Elaboração de Fichas Catalográficas dos TCC

Serviço que visa orientar a comunidade discente e docente sobre a normalização de trabalhos acadêmicos e a elaboração da ficha catalográfica do TCC.

A Biblioteca do Centro Universitário AGES divulga novas normas para empréstimo, devolução de renovação de obras tomadas por empréstimo, de acordo com a Portaria n. 4 de 1º de abril de 2013.

Para a realização das movimentações de empréstimo, devolução e renovação de obras na Biblioteca, é obrigatória a apresentação do cartão de acesso do estudante, que, a partir da data de publicação desta Portaria, também será utilizado como carteira de identificação e habilitação do usuário nas movimentações da biblioteca.

O uso do cartão é pessoal e intransferível, portanto, somente o seu dono poderá utilizá-lo nas movimentações.

A partir da data de publicação desta Portaria, torna-se obrigatória a assinatura do usuário, de forma legível, nos comprovantes de empréstimo e renovação de obras, ficando ele responsável por conferir, na 2º via do documento, as datas de devolução dos livros.

É de responsabilidade do usuário, devolver as obras no prazo estipulado e ter sob seus cuidados os comprovantes de devolução para eventuais comprovações de entrega e quitação de débitos. Biblioteca não fará o arquivamento dos comprovantes de devolução.

É de responsabilidade do usuário, apresentar o comprovante de pagamento de multa na Biblioteca, para que seja efetuado o desbloqueio do sistema. Ao usuário, cabe ainda guardar os comprovantes de pagamento de multa para eventuais comprovações da quitação de débitos.

As devoluções das obras locadas, cujas datas recaiam sobre feriados nacionais e/ou prolongados, deverão ser realizadas no primeiro dia de aula correspondente ao turno de matrícula do aluno, de acordo com o calendário oficial da IES, sem o pagamento das taxas de multas.

Caso a devolução não seja feita na data estipulada no caput do artigo anterior, a multa será calculada de acordo com os dias em que a Biblioteca retomou suas atividades.

Em todas as movimentações é obrigatória a apresentação das obras locadas e da carteira de leitor.

Fica sujeito à suspensão de empréstimo por trinta dias, sendo imediatamente comunicado ao Conselho de Ética da Instituição, o usuário que:

I. Retire material do acervo da Biblioteca de forma irregular;
II. Utilize de meios fraudulentos para realizar o empréstimo de obras, como uso do cartão de acesso de terceiros, falsificação de assinatura, falsificação de comprovantes de pagamento de multa e/ou adulteração de datas, e outros casos comprovados.

O Documento na integra pode ser consultado nos murais e na Biblioteca.

Reitoria do Centro Universitário AGES, em 1º de abril de 2013