Apresentação

Neste espaço todos são parceiros: o professor, o estudante, o bibliotecário e o acervo disponível. A biblioteca não tem autonomia de leitura, nem opina sobre o que deve ser lido, mas o docente do Centro Universitário AGES sugere uma bibliografia que acompanha o programa da disciplina, visita periodicamente o local e, de forma mais especifica, o acervo que atende à sua área, avaliando qualidade e quantidade, cuidadosamente, conforme os padrões estabelecidos pela instituição. A integração professor, aluno e bibliotecário busca a excelência da nossa Biblioteca Universitária no que se refere ao acervo e atendimento.

A Biblioteca Prof.ª Maria José dos Santos Lima foi fundada no ano de 2000 com a finalidade de atender à comunidade acadêmica do Centro Universitário AGES. Seu nome é fruto da homenagem do idealizador da instituição a uma das mais conceituadas professoras do município de Paripiranga.

Paripiranga

Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira das 10h às 22h, aos sábados das 7h às 17h.
Endereço: Av. Universitária, 23 – Pq. das Palmeiras – Cidade Universitária – Paripiranga
Fone:  4020-2340
Contato: nadja.lima@ages.edu.br

 

Lagarto

Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira das 18h às 22h, aos sábados das 9h às 13h
Endereço: Rodovia Antônio Martins de Menezes, 270 – Várzea dos Cágados – Lagarto 
Fone: 4020-2340
Contato: thiago.menezes@ages.edu.br

 

Jacobina

Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira das 8h às 22h, aos sábados das 8h às 16h.
Endereço:  Avenida Universitária, 701, Bairro Pedra Branca, BR 324 – Jacobina 
Fone: 4020-2340
Contato: isabela.brito@ages.edu.br

 

Senhor do Bonfim

Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira das 13h às 22h, aos sábados das 13h às 17h.
Endereço:  Rodovia Lomanto Júnior, BR 407 – Centro – Senhor do Bonfim
Fone:  4020-2340
Contato: luiz.gabriel@ages.edu.br

 

Tucano

Horário de funcionamento: De segunda a quinta-feira das 13h30 às 16h (Intervalo) e das 18h às 22h. Sexta-feira das 07h às 12h (Intervalo) e das 15h às 21h e aos sábados, das 13h às 17h.
Endereço: BR 116 – KM 277 – Tucano – BA
Fone: 4020-2340
Contato: josiane.macedo@ages.edu.br

 

Irecê

Horário de Funcionamento: De segunda a sexta-feira das 8h às 18h, aos sábados das 8h às 12h.
Endereço: Rua Ângelo Dourado de Queiroz, 27 – Centro – Irecê
Fone: 4020-2340
Contato: jeovana.silva@ages.edu.br

Para acessar as bibliotecas virtuais: Acesse o Ulife Aluno > Clique em Menu > Entre em Biblioteca > Selecione uma das Bibliotecas Digitais

 

Pearson

A Biblioteca Virtual Peason é uma Biblioteca Digital que oferece acesso a milhares de  ebooks de diversas áreas do conhecimento. Apresenta interface intuitiva e ágil que permite otimizar seus estudos por meio de diversas funcionalidades, como busca rápida, anotações, realçadores de texto, acessibilidade digital, entre outras. É formada pelas editoras: Contexto, Manole, Ibpex, Papirus, Casa do Psicólogo, Ática, Scipione, Cia. Das Letras, Rideel, Jaypee e Educs. 

Confira o tutorial!

 

Minha Biblioteca

A Minha Biblioteca é uma Biblioteca Digital que oferece acesso a milhares de ebooks de diversas áreas do conhecimento. Apresenta interface intuitiva e ágil que permite otimizar seus estudos por meio de diversas funcionalidades, como busca rápida, anotações, realçadores de texto, acessibilidade digital, entre outras. É formada pelas principais editoras de livros acadêmicos do Brasil, tais como: Artmed, Bookman, Cengage, Cortez, Forense, Gen-Atlas, LTC, Manole, McGrawHill, Método, Penso, Saraiva, Tekne e Zahar, entre outras.

Confira o tutorial!

 

Senac 

A Biblioteca Senac é composta por centenas de títulos publicados pela Editora Senac São Paulo. Na Biblioteca Digital são disponibilizadas obras em diversas áreas do conhecimento, tais como: gastronomia, moda, hotelaria, turismo, eventos, design, arquitetura, bem-estar e beleza, comunicação e artes, entre outras. Apresenta interface intuitiva e ágil que permite otimizar seus estudos por meio de diversas funcionalidades, como: busca rápida, anotações, realçadores de texto, acessibilidade digital, entre outras.

Confira o tutorial!

eBook Academic Collection (EBSCOhost)

 Contém um vasto conjunto de títulos eBook multidisciplinares que representam uma ampla cadeia de assuntos acadêmicos e um forte complemento para qualquer coleção acadêmica. A quantidade de informações disponíveis, garante que os usuários tenham acesso a informações relevantes para as suas necessidades de pesquisa.

Confira o tutorial!

 

EbscoHost

A EbscoHost é uma das maiores plataformas digitais do mundo e disponibiliza uma variedade imensa de artigos científicos e e-books em diversos idiomas atendendo todas as áreas do conhecimento. Os conteúdos disponibilizados são de alta qualidade e licenciados por editores respeitáveis. A plataforma oferece diversos recursos, tais como: salvar, imprimir, compartilhar em redes sociais, enviar por email ou exportar citações em vários formatos, e muito mais. 

Confira o tutorial!

 

RT On line

Base de dados específica para área jurídica e engloba grande parte do conhecimento jurídico produzido na atualidade, tais como: legislação atualizada diariamente, julgados relevantes de todos os tribunais do país, recursos de alerta por e-mail de determinado assunto, impressão de textos e muito mais.

Confira o tutorial

 

Para acessar as bibliotecas virtuais: Acesse o Ulife Aluno > Clique em Menu > Entre em Biblioteca > Selecione uma das Bibliotecas Digitais

Neste espaço estão reunidas as revistas institucionais de todas as unidades do grupo Ânima
(Ages, São Judas, Una, Unisociesc e Unibh). Acesse e acompanhe as publicações.

 

 

AGES

Acesse o portal clicando aqui.

 

Revista de Ciências Humanas ReAGES

A Revista de Ciências Humanas ReAGES (ISSN 2596-0962) é uma revista interdisciplinar que possui interesse em trabalhos em áreas diversas, com metodologias tanto quantitativas quanto qualitativas. Publicada em meio eletrônico, a revista possui periodicidade semestral e tem como propósito incentivar a discussão de temas de grande relevância a partir da interlocução entre diferentes instituições de cunho científico em âmbito nacional e internacional, a fim de ampliar os saberes construídos.

 

 

 

A Revista Jurídica ReAGES

A Revista Jurídica ReAGES (ISSN 2595-6876) é uma revista interdisciplinar que possui interesse em trabalhos na área de Direito, com metodologias tanto quantitativas quanto qualitativas. Publicada em meio eletrônico, a revista possui periodicidade semestral e tem como propósito incentivar a discussão de temas em Direito a partir da interlocução entre diferentes instituições de cunho científico em âmbito nacional e internacional, a fim de ampliar os saberes construídos.

 

 

 

Revista de Negócios ReAGES

A Revista de Negócios ReAGES (ISSN 2526-6535) é uma revista interdisciplinar que possui interesse em trabalhos na área de Negócios (Administração de Empresas, Administração Hospitalar, Ciências Atuariais, Comércio Exterior, Contabilidade e Economia), com metodologias tanto quantitativas quanto qualitativas. Publicada em meio eletrônico, a revista possui periodicidade semestral e tem como propósito incentivar a discussão de temas em negócios a partir da interlocução entre diferentes instituições de cunho científico em âmbito nacional e internacional, a fim de ampliar os saberes construídos.

 

 

Revista Saberes

A Revista Saberes (ISSN 2358-5986) é uma revista interdisciplinar que possui interesse em trabalhos em áreas diversas, com metodologias tanto quantitativas quanto qualitativas. Publicada em meio eletrônico, a revista possui periodicidade quadrimestral e tem como propósito incentivar a discussão de temas de grande relevância a partir da interlocução entre diferentes instituições de cunho científico em âmbito nacional e internacional, a fim de ampliar os saberes construídos.

 

 

 

Revista de Educação ReAGES

A Revista de Educação ReAGES (ISSN 2526-6594) é uma revista interdisciplinar que possui interesse em trabalhos na área das Ciências da Educação, Ensino e Aprendizagem, com metodologias tanto quantitativas quanto qualitativas. Publicada em meio eletrônico, a revista possui periodicidade semestral e tem como propósito incentivar a discussão de temas em educação a partir da interlocução entre diferentes instituições de cunho científico em âmbito nacional e internacional, a fim de ampliar os saberes construídos.

 

 

 

Revista de Saúde ReAGES

A Revista de Saúde ReAGES (ISSN 2596-0970) é uma revista interdisciplinar que possui interesse em trabalhos na área das Ciências da Saúde, Biológicas e Humanas, com metodologias tanto quantitativas quanto qualitativas. Publicada em meio eletrônico, a revista possui periodicidade semestral e tem como propósito incentivar a discussão de temas em saúde a partir da interlocução entre diferentes instituições de cunho científico em âmbito nacional e internacional, a fim de ampliar os saberes construídos.

 

 

 

São Judas

Acesse o portal clicando aqui.

 

arq.urb

arq.urb é um periódico eletrônico quadrimestral de caráter acadêmico e científico vinculado ao Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Judas Tadeu. Está comprometida com a divulgação e a difusão abrangente e ágil de conhecimento, condição, a nosso ver, imprescindível na contemporaneidade. Enquadrada pela CAPES no estrato B2 (Webqualis), a revista procura divulgar não apenas produção teórica sobre arquitetura, urbanismo e áreas correlatas, mas também a reflexão que a prática de projetos nesses campos propicia e alimenta. Entendemos que essas discussões dialogam entre si e se complementam, sobretudo pela variedade de premissas, enfoques e disposições metodológicas que se verificam na atualidade. Considera-se ainda que essa multiplicidade de abordagens pode concorrer para o avanço do debate e do pensamento teórico e crítico na área, como campo dinâmico do conhecimento científico capaz de ampliar horizontes e interagir com a realidade.

ISSN: 1984-5766.

 

Integração 

A revista Integração ensino pesquisa extensão é uma publicação de natureza científica e multidisciplinar editada trimestralmente pelo Centro de Pesquisa, órgão da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade São Judas Tadeu. Idealizada pelo Dr. Alberto Mesquita Filho, Pró-Reitor da Universidade, ela tem como referência editorial as melhores revistas científicas da atualidade. Seu primeiro número foi publicado em maio de 1995. 

ISSN: 1413-6147.

 

REVISTA DA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU

A REVISTA DA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU tem periodicidade semestral e destina-se à publicação de resenhas de pesquisas em andamento ou recém-concluídas, dissertações e teses, contendo descrição do tema de estudo, objetivos, métodos e técnicas de investigação, resultados, principais conclusões e outras informações pertinentes. Destina-se a veicular os trabalhos de destaque do corpo discente da Faculdade de Direito da USJT, avaliados com nota máxima e selecionados pelo Conselho Editorial.

 ISSN: 2358-6990.

 

UNA

Acesse o portal clicando aqui.

 

A Revista Reuna tem periodicidade trimestral. Publica trabalhos teóricos e teóricos-empíricos, sem restrições paradigmáticas que apresentem conteúdo relevante para as áreas de administração pública e de empresas, contabilidade e turismo, planejamento urbano e regional e setores afins. Deseja-se que a metodologia utilizada garanta consistência e profundidade nos argumentos. 

 ISSN: 2179-8834.

 

UniBH

Acesse o portal clicando aqui.

 

E-civitas

A revista científica E-civitas é uma publicação semestral dos Cursos de Direito e Relações Internacionais do Centro Universitário de Belo Horizonte – Uni-bh e tem por objetivo publicar artigos científicos originais de autores de instituições nacionais ou estrangeiras de ensino ou pesquisa, nas diversas área de concentração tanto do Direito quanto das Relações Internacionais. 

ISSN: 1984-2716.

 

e-hum

A revista e-hum é um periódico com periodicidade semestral vinculado ao Unibh, gerida pela pós-graduação desta instituição e tem como objetivo publicar contribuições inéditas e de conteúdo com originalidade acima de 60%, preferencialmente, textos resultantes dos trabalhos de pesquisadores, docentes e discentes de diferentes vínculos institucionais. Os trabalhos a serem publicados podem constituir de resultados parciais ou finais de suas investigações. O periódico publica edições semestrais e recebe materiais em fluxo contínuo nas seguintes seções: artigos de dossiês temáticos, artigos livres, transcrições documentais comentadas, resenhas e entrevistas. 

ISSN 1984-767X

 

e-xacta

A Revista e-xacta é uma das revistas eletrônicas do Centro Universitário de Belo Horizonte – UniBH. Criada em 2008, possui periodicidade semestral e tem como objetivo divulgar trabalhos, relacionados às Ciências Exatas e Tecnologia, desenvolvidos nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciência e Tecnologia de Alimentos, todas as Engenharias (I, II, III e IV), Ensino de Ciências e Matemática e Geografia. A e-xacta está inserida na Grande Área Multidisciplinar. Áreas de Avaliação: (a) Interdisciplinar (Meio Ambiente/Agrárias Engenharia/Tecnologia/Gestão) e (b) Ensino (Ensino de Ciências e Matemática). 

ISSN: 1984-3151

 

e-Scientia

A Revista Digital e-Scientia possui periodicidade semestral e disponibiliza todo seu conteúdo de forma gratuita de acordo com as Políticas de Acesso (necessário cadastro gratuito). A submissão de trabalhos deve ser realizada através do Portal da e-Scientia a qualquer momento (processo de submissão de trabalhos em fluxo contínuo). São aceitos trabalhos de investigação científica (artigo original), trabalho de revisão sistemática, revisão integrativa, metanálise, estudos de caso nos idiomas português, espanhol e/ou inglês. A Revista Digital e-Scientia é avaliada pelo QUALIS/CAPES com a nota B4 em Odontologia e B5 em Biodiversidade e Educação Física (ano base 2012). O periódico é indexada nas seguintes bases de dados: Latindex; Sumários de Revistas Brasileiras; Google Acadêmico e Diadorim. A abreviatura do periódico é e-Sci, o qual deve ser utilizado em bibliografias, notas de rodapé e para referências. 

ISSN: 1984-7688

 

e-Com

Lançada em 2007, a revista científica eletrônica e-Com conta com periodicidade semestral e avaliação por pares. Vinculada ao Instituto de Comunicação e Design do Centro Universitário Belo Horizonte (UniBH), a publicação busca difundir a produção acadêmica de pesquisadores, professores e profissionais de Comunicação Social e áreas afins, inseridos em instituições brasileiras e estrangeiras. A revista almeja, ainda, a promoção de debates e interlocuções relevantes a seu campo epistemológico de atuação. 

ISSN: 1983-0890

 

Sociesc

Acesse o portal clicando aqui.

 

RICA

Periódico on-line de publicação trimestral Interinstitucional da UNISOCIESC/Blumenau-SC, a Revista Interdisciplinar Científica Aplicada (RICA) está avaliada na CAPES/QUALIS como “B” desde 2010 estando, inclusive indexada ao Banco de Periódicos DEODORIM, SUMÁRIOS, SCOPUS (banco de dados de artigos científicos do mundo todo e de diversas áreas) e também ao EBSCO (um dos principais banco de dados mundial de periódicos científicos). Buscando fomentar a produção e disseminação de conhecimento em Ciências Sociais e Aplicadas, Ciências Ambientais, Comunicação e Informação, Filosofia, Geografia, Planejamento Urbano e Regional / Demografia/ Educação, Psicologia, Interdisciplinar, Direito, Gestão da Tecnologia da Informação com visão interdisciplinar das áreas do conhecimento, bem como divulgar trabalhos de discentes, docentes, pesquisadores e convidados; contribui com pesquisas de todos os níveis. 

ISSN: 1980-7031

 

Produção em Foco

A Revista “Produção em Foco” é uma publicação acadêmica que tem como objetivo disseminar conhecimento. Para tanto, convida aos pesquisadores, especialistas, professores e demais profissionais relacionados com as Engenharias de Produção, Mecânica e Materiais a submeter artigos inéditos. O escopo da Revista inclui as áreas de engenharia de operações e processos da produção, logística, pesquisa operacional, engenharia da qualidade, de produto, organizacional, econômica, do trabalho, da sustentabilidade, educação em engenharia, materiais metálicos e poliméricos, tribologia, de superfície, mecânica da fratura e fadiga dos materiais, assim como nas áreas de processamento, com enfoque nos temas processo de fundição e conformação dos metais, processo de usinagem, tratamento térmico para metais, processos de soldagem e processamento de materiais poliméricos.

ISSN:2237-5163.

 

Conheça os Gerenciadores de Referências e Citações

Acesse o arquivo.

 

O Manual de trabalhos acadêmicos em breve serão disponibilizados aqui.

Acervo

O acervo da Biblioteca Prof.ª Maria José dos Santos Lima é formado por títulos distribuídos nas três grandes áreas do conhecimento, a saber: Ciências Humanas, Ciências Exatas e Ciências Biológicas, atendendo a todas as áreas dos cursos oferecidos pela Instituição. A coleção é composta por livros genéricos e especializados, dicionários, enciclopédias, monografias, projetos, relatórios, revistas, jornais, mapas, DVD, CDe outros materiais.

Ambientes

As novas instalações da Biblioteca está localizada no módulo VII do Centro Universitário, ocupando uma área de 1000 m², oferecendo os melhores recursos hoje disponíveis para aqueles que buscam a informação. A Biblioteca é divida em sete ambientes onde podem ser feitos agendamentos de visitas programadas, sugestões de aquisição de livros, localização de documentos e consulta a periódicos e obras de referência, estudo e pesquisa, acesso aos livros, etc.

SERVIÇOS OFERECIDOS PELA BIBLIOTECA

 

Empréstimo Domiciliar 

Empréstimo domiciliar à comunidade acadêmica e consulta local para a comunidade externa. O empréstimo domiciliar só será concedido aos professores do quadro e aos alunos regularmente matriculados e devidamente cadastrados na biblioteca. Consulte as normas e prazos no regulamento da sua Unidade.

 

Prazos e quantidades 

  • Alunos graduação: 5 obras por 7 dias;
  • Alunos pós-graduação: 5 obras por 7 dias.
  • Colaboradores: 3 obras por 7 dias;
  • Docentes: 7 obras por 14 dias.

 

Consultas on-line ao acervo 

Através do catálogo online é possível realizar consulta do acervo, reserva de obras e renovação online de empréstimos. Conte também com auxílio de nossa equipe no balcão de atendimento.

 

Consulta livre (Acervo aberto)

Acesso direto às estantes e aos materiais do acervo (livros, teses, revistas especializadas, periódicos etc.) por todos os usuários. 

 

Comutação Bibliográfica (COMUT)

A biblioteca dispõe do Serviço de Comutação Bibliográfica (COMUT) por meio do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia) atuando como biblioteca solicitante. O serviço permite a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis nos principais acervos de bibliotecas brasileiras. Para mais informações e/ou solicitação do serviço procure a equipe da biblioteca de sua unidade.

 

Reserva de material bibliográfico

O serviço permite ao usuário reservar obras que já tenham todos os seus exemplares emprestados. A reserva obedece a uma ordem cronológica, realizada por meio do catálogo de consulta online. 

O usuário deverá fazer a retirada do material na unidade escolhida no momento da reserva. 

É de responsabilidade do usuário acompanhar seu pedido de reserva pelo meu Pergamum ou pessoalmente no setor de atendimento das Bibliotecas.

Lembre-se de informar ao atendimento da biblioteca sobre a reserva da obra desejada.

 

 

Renovação de material bibliográfico

A renovação dos livros pode ser feita presencialmente ou online. As obras emprestadas poderão ser renovadas por igual período, até 2 (três) vezes consecutivas no sistema online, desde que não haja reserva para a obra e/ou nenhuma pendência do usuário (suspensão e/ou obras em atraso). Caso o usuário deseje renovar os materiais além do limite acima, é imprescindível que ele traga à biblioteca os exemplares a serem renovados.

 

Visita Orientada – Acolhimento ao Aluno 

A visita orientada é realizada nas dependências e espaços das bibliotecas e objetivam apresentar e demonstrar os serviços aos usuários, contribuindo para que sejam utilizados de maneira correta, rápida e eficiente. Os usuários irão conhecer as instalações físicas, organização do acervo, regras e normas, utilização dos serviços de consulta, reserva e renovações pelo sistema, entre outros.

Para atendermos todas as demandas de forma eficiente, contamos com agendamento prévio.

 

 

Capacitação 

O objetivo da capacitação é apresentar os recursos de pesquisas e utilização dos serviços oferecidos, para um melhor conhecimento dos mecanismos de buscas que otimizam as pesquisas, despertando autonomia e permitindo assim, excelência no atendimento e satisfação dos nossos usuários. A capacitação será realizada no início de cada semestre letivo conforme calendário da Biblioteca e divulgado nos nossos canais de comunicação, podendo ainda ser realizadas mediante agendamento prévio. 

 

Bibliotecas Virtuais e Base de Dados

Nossos usuários poderão desfrutar de bibliotecas digitais e base de dados com diversos e-books, periódicos e artigos científicos em todas as áreas do conhecimento.

 

Base de dados de acesso livre

Relação de diversas bases de dados nacionais e internacionais de acesso livre.

 

Periódicos Online

Relação de diversos periódicos em todas as áreas do conhecimento com acesso gratuito. 

 

Periódicos Institucionais

Publicações periódicas produzidas pelas Escolas do Grupo Ânima.

 

Orientação a normalização de trabalhos acadêmicos 

Serviço que visa orientar a comunidade acadêmica quanto à normatização dos trabalhos acadêmicos com base nas normas técnicas da ABNT.

 

Fichas catalográficas 

Serviço de orientação para elaboração da ficha catalográficas dos trabalhos de conclusão de cursos dos alunos de graduação e pós-graduação. O serviço é realizado de maneira individual e deverá ser solicitado junto à biblioteca.

 

 

Levantamento Bibliográfico

O levantamento bibliográfico consiste na pesquisa em base de dados, livros, periódicos que tratam do tema investigado pelo usuário em seu trabalho acadêmico. Trata-se de seleções de bibliografias ou documentos que poderão ser utilizados como referências na construção de qualquer trabalho técnico-científico.

 

Auxílio à pesquisa

Nossas Unidades contam com colaboradores capacitados para apoiar nas pesquisas sempre que necessário.

Gerenciadores de Referências e Citações

Os Gerenciadores de referências são utilizados online ou instalados nos computadores e permitem coletar, armazenar, gerenciar e citar as referências bibliográficas utilizadas durante o desenvolvimento de um trabalho acadêmico.

Confira o Regimento das Bibliotecas AGES aqui.