História

No início, em 2001, o Curso Superior funcionava no prédio do Colégio AGES, localizado à Rua dos Estudantes, 88. No dia 20 de setembro de 2002, após meses de trabalho, com o objetivo de oferecer melhores condições aos seus alunos, foi inaugurado o Campus da Faculdade, hoje Centro Universitário AGES, situado no Parque das Palmeiras, espaço histórico antes cultivado pelas tradicionais famílias plantadoras de café, do município de Paripiranga.

Desde sua fundação, o UniAGES preocupa-se em abrir caminhos para o conhecimento através de cursos atualizados, indispensáveis às exigências do mercado de trabalho, hoje a contemplar mais de 70 municípios dispostos nas regiões nordeste da Bahia e centro-sul de Sergipe.
Seguindo os arquétipos da ética profissional, seu maior compromisso é proporcionar ao ser humano uma melhor qualidade de vida, o que referenda alguns dos princípios da instituição.

Tomada de energia e juventude, o Centro Universitário AGES não se intimida às novas tecnologias e, com ideias de vanguarda, dá o exemplo no exercício de competências e habilidades profissionais, imprescindíveis ao mundo acadêmico contemporâneo. O UniAGES já se apresenta entre as maiores instituições de referência do país.

UniAGES UM CASO DE SUCESSO

Para compreensão de significado do UniAGES, deve-se voltar ao tempo, precisamente no ano de 1982, quando tudo começou com a matrícula de alunos no Clube Recreativo Infantil 23 de Maio. Com o Tempo, o número de estudantes foi se multiplicando, até que houve a necessidade de, gradativamente, ampliar o número de vagas nos cursos oferecidos, a saber: infantil, fundamental e médio, consubstanciando, portanto, o primeiro projeto da Associação de Jovens para Integração Social, com sede em Paripiranga – BA, cuja finalidade, a princípio, era dinamizar ações comunitárias voltadas ao social.

A AJIS representava, então, um ideal de mudança no município, sendo que o seu principal líder, apesar de todos os percalços, mantivera o seu objetivo bem claro, implementando significativas e singulares ações na comunidade. O jovem humilde, neste contexto, jamais deixou que a carência em todos os aspectos ofuscasse o sonho de transformar o ser humano através do mais fundamental mecanismo: a Educação.
O sonho germinou dando frutos saborosos, gradativamente, à medida que investimentos eram aplicados para garantir a todos uma educação de qualidade. O salto não foi apenas quantitativo, mas, sobretudo, qualitativo, face ao ideal do futurista e empreendedor José Wilson. Assim, a esperança, embebida pelos mais puros sentimentos, teve forma, tamanho e corporificou-se.

Como se vê, o embrião AJIS cresceu, motivou e transformou-se em AGES “agora UniAGES”. Mas o que significa esse nome que traz a marca do sucesso? O “J” transformou-se em “G” sem perder suas características precípuas e traduz linguisticamente o sentido do verbo AGIR, conjugado na 2ª pessoa do singular do presente do indicativo. Logo, o significado combinou perfeitamente com o lema, ícone da missão da instituição de ensino fundamental, médio e superior. AGIR, portanto, pressupõe ação, movimento, expressão, a ponto de a logomarca esboçar o desejo de formar e preparar essa nova geração para o mundo, seguindo diferentes direções. Os triângulos apontam variados caminhos oferecidos e, o globo, tipifica o mundo, cuja cosmovisão deve ser uma constante.
Assim, os caminhos árduos já percorridos contribuem para uma parte da história do Centro Universitário AGES, referência nacional de qualidade em educação básica e superior com projeção para o reconhecimento mundial.

 

O CENTRO UNIVERSITÁRIO AGESUniAGES, pioneiro na região como instituição de ensino superior, autorizada pelo Parecer CNE/CES 531/2015, publicado no Diário Oficial da União em 14 de março de 2016, está situada no município de Paripiranga, Estado da Bahia, a aproximadamente 360 km de Salvador e 110 km de Aracaju, capital de Sergipe. Seu campus universitário, localizado na Avenida Universitária, nº 23, Parque das Palmeiras, Cidade Universitária Prof. Dr. Jayme Ferreira Bueno, compreende uma área de 50.000 m², em instalações construídas nos mais rigorosos padrões de qualidade exigidos pelo MEC. São sete módulos modernos e acolhedores com auditórios de projeção multimídia, laboratórios, centro de convivência acadêmica, shopping, praça de eventos, anfiteatro, reitoria, estacionamento pavimentado, além das dependências comuns às entidades de ensino superior.

O UniAGES é uma instituição de natureza jurídica de direito privado, há mais de 33 anos, credenciou seus dirigentes, em especial o seu idealizador, Prof. José Wilson dos Santos, a conquistarem a autorização para o funcionamento dos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física (Bacharelado/Licenciatura), Enfermagem, Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Farmácia, Física, Fisioterapia, Geografia, História, Letras, Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Química, Serviço Social e Sistemas de Informação, bem como os cursos de pós-graduação.

 

Nossa Missão

Tendo como premissa básica a ideia de que toda instituição de ensino superior deve estar voltada ao desenvolvimento do indivíduo e da região em que está inserida, o Centro Universitário AGES impõe essa missão considerando que a educação em nível superior tem como responsabilidade formar indivíduos participativos capazes de analisar e refletir sobre o seu papel na sociedade e, consequentemente de apresentar soluções para minimizarem os problemas sociais e educacionais de sua região.

O Centro Universitário AGES tem como propósito principal construir novos conhecimentos necessários para o desenvolvimento das regiões nordeste da Bahia e centro-sul de Sergipe e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas; formar profissionais competentes nas áreas de educação, saúde, justiça, contabilidade, administração, social e engenharia partindo do pressuposto de que é através da educação que se promove a melhor qualidade de vida e se contribui para o desenvolvimento da região e do país.
O Centro Universitário AGES acredita que a educação constitui a única saída para a resolução dos problemas sociais, uma vez que forma indivíduos para participarem como sujeitos transformadores de seu meio, agentes do processo de desenvolvimento e multiplicadores do conhecimento.
Esta é a missão de que o Centro Universitário AGES se incumbe: a de promotora do desenvolvimento da região e da melhoria da qualidade de vida através da educação.