Sala de Aula Ampliada – A Atuação do Profissional de Educação Física em Hospitais

21 / Setembro / 2020

No dia 16/09/2020, às 19h, a Sala de Aula ampliada contou com uma palestra sobre “A Atuação do Profissional de Educação Física em Hospitais”, proferida pela Profissional Silvana Garcia Santos, que atua no Hospital Universitário de Lagarto – Sergipe.

A Profissional de Educação Física discutiu sobre a sua atuação no hospital, destacando a ação interdisciplinar no âmbito da saúde e a recente Resolução nº 391, de 26 de agosto de 2020 publicada no Diário Oficial da União.

O evento foi mediado pelo professor Davi Ribeiro e contou com a presença dos professores Allan Vasconcelos, Maique Batista, Maria Andresiele, acadêmicos e egressos, totalizando 50 participantes.

Dia 18/09/2020 a Sala de Aula aconteceu em dois momentos. No primeiro, ocorreu às 9h, com professora Jenifer Isabela Curvelo S. Menezes, a Egressa IES, abordando a seguinte temática “Tabus culturais encontrados nas aulas de dança no contexto escolar” mediada pelo professor Maique Batista. Segundo Barreto (2008) ,a dança contribui para construção de um processo educacional mais harmonioso e equilibrado, desempenhando um papel essencialmente educativo, pois, o aluno vivencia a estética, entende o corpo e assimila capacidades motoras, além de conhecer o seu espaço e o do outro ampliando seu repertório cultural podendo alcançar a sua formação integral. As discussões estavam direcionadas a quebra de paradigmas para se trabalhar com a dança no contexto escolar.

Na tarde do dia 18 de setembro de 2020 ,o Professor José Carlos Aragão Santos foi convidado para falar sobre o tema “Treinamento Resistido: indo além do senso comum” na sala ampliada do colegiado de educação física sob mediação dos professores Alan Bruno Silva Vasconcelos e Maique Batista. Durante a aula , foram desenvolvidas atividades expositivas relacionadas a variáveis do treinamento, além de atividades interativas para prescrição de treinamento por parte dos profissionais. Assim, a aula atendeu ao objetivo e o resultado foi acima do esperado com ampla participação dos alunos e grande assimilação do conteúdo

Comissão de professores:

Alan Vasconcelos, Cleiton Oliveira, Davi Ribeiro, Maique Batista e Tiago Ramos