Centro Universitário AGES é ‘oásis’ do ensino superior no interior da Bahia e do Sergipe
 

Matéria

Centro Universitário AGES é ‘oásis’ do ensino superior no interior da Bahia e do Sergipe

23 / Novembro / 2020

Curso de Medicina oferecido em Jacobina agora também está disponível no novo campus em Irecê; unidade principal em Paripiranga reúne 4 mil alunos em amplas instalações

Inaugurado em 2001, o Centro Universitário AGES é o “oásis” do ensino superior para os estudantes do interior da Bahia e do Sergipe. Antes da expansão concluída em 2017, a AGES atendia alunos de mais de 100 municípios no campus principal de Paripiranga, que fica na divisa entre os dois estados. Hoje, os alunos estão divididos em quatro unidades na Bahia, nas cidades de Tucano, Senhor do Bonfim, Jacobina, e na recém-inaugurada Irecê. Há ainda o campus de Sergipe que fica em Lagarto.

Paripiranga atende 4 mil alunos em mais de 40 cursos de graduação em um campus com 50 mil metros quadrados. O local possui sete módulos modernos e acolhedores, com auditórios de projeção multimídia, laboratórios, centro de convivência acadêmica, shopping, restaurante com comidas típicas regionais, praça de eventos, anfiteatro, cinema e até uma área verde de preservação ambiental. 

O campus principal também concentra os laboratórios para os cursos de Engenharia com impressoras 3D, clínica na área de saúde como Odontologia e Fisioterapia e laboratórios de Farmácia. Todos estão estruturados com equipamentos de última geração que permitem que os alunos desenvolvam a prática de suas futuras profissões. 

Ainda em Paripiranga, há os laboratórios destinados aos alunos dos cursos de Licenciatura, como Física, Química e Biologia. Um dos destaques é o laboratório de Geografia que possui material de alto relevo que simula a movimentação da Terra e das placas tectônicas. Outro destaque do campus é uma instalação onde um funciona um ponto do Ministério Público que disponibiliza à comunidade uma sala para audiências de conciliação. 

“A AGES é um oásis no Nordeste, pois permitiu que uma população até então esquecida pudesse ter opção de ensino superior, antes não muito fomentado. Trazemos o desenvolvimento regional por meio da educação”, diz Marcos Vinícius Gomes Reis, da comunicação e marketing da AGES. 

Expansão em 2017 reduziu deslocamento de alunos 

Em 2017, a AGES inaugurou quatro campi, sendo dois mais próximos de Paripiranga, que são Tucano e Lagarto, este último embora já em território sergipano fica a 35 quilômetros do campus principal na Bahia. Os dois mais distantes ficam em Senhor do Bonfim e Jacobina. As infraestruturas seguem o mesmo modelo com espaços de convivência, restaurantes, bibliotecas e laboratórios que atendem ao catálogo de cursos oferecidos em cada uma das unidades, de acordo com as especificidades da região. 

As unidades não oferecem todos os cursos encontrados em Paripiranga, mas a descentralização permitiu que o aluno reduzisse o tempo de deslocamento até sede central universidade. Alguns viajavam até 300 quilômetros para chegar em Paripiranga. 

Jacobina possui cerca de 800 alunos e concentra a Faculdade de Medicina da AGES com laboratórios específicos e multidisciplinares, biotério, bibliotecas, além de espaços de aprendizagem, eventos e atividades de extensão. O campus também oferece os cursos de Educação Física, Farmácia, Direito, Engenharia Civil, Administração, entre outras. Além de Jacobina, o campus de Irecê inaugurado neste ano também possui o curso de Medicina. 

A unidade de Senhor do Bonfim disponibiliza as graduações em Administração, Direito, Educação Física, Letras, Pedagogia, Enfermagem e Engenharia Civil e reúne cerca de 800 alunos. Em Tucano, a AGES atende mais 400 alunos nos cursos de Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Geografia, História, Direito e Educação Física. 

Em Lagarto, o campus sergipano da AGES são cerca de 400 alunos matriculados nos cursos de Psicologia, Arquitetura e Urbanismo, Nutrição, Pedagogia, Enfermagem, Direito e Ciências Biológicas.