CAMPUS UNIAGES PARIPIRANGA VAI ABSORVER CURSOS DE JEREMOABO

Iniciativa começa a valer em julho. Alunos matriculados não serão prejudicados e terão apoio da instituição para prosseguirem com seus estudos

 

A AGES tem como propósito transformar a vida das pessoas por meio da educação e não poupa esforços para expandir sua atuação por todo o nordeste brasileiro, primando pela qualidade do ensino ofertado. Seguindo essa premissa, inaugurou em 2017, o campus AGES de Jeremoabo matriculando cerca de 200 acadêmicos em três cursos de graduação: Administração, História e Pedagogia. Contudo, o sucesso inicial da unidade não se manteve nos últimos semestres.  Estudo encomendado pela instituição revelou que a baixa quantidade de alunos ingressantes se dá pelo perfil socioeconômico da microrregião aonde a unidade está localizada. Por isso, a partir do próximo semestre, os três cursos ofertados em Jeremoabo serão transferidos e terão continuidade na unidade de Paripiranga. Atualmente, a Faculdade AGES de Jeremoabo conta com um corpo discente com pouco mais de 100 estudantes matriculados nos três cursos.

A AGES, com a finalidade de proporcionar um maior fortalecimento dos direcionamentos acadêmicos, visando o pleno acolhimento de seus estudantes e dentro de sua autonomia constitucional, fornecerá adequadas informações, ofertando alternativas vantajosas ao seu corpo discente, garantindo o tempo mínimo de formação, assegurando assim o equilíbrio contratual. Dentre essas ofertas destacam-se:

  • Alunos do 1º ao 5º período matriculados em 2020/1 que realizarem a transferência para o campus UniAGES Paripiranga, para o mesmo curso no qual estão vinculados na unidade de Jeremoabo, contarão com benefício específico – bolsa adicional de 50% até o final do curso. O conteúdo programático, bem como a carga horária de aulas, seguirá as diretrizes curriculares de cada curso;
  • Alunos do 6º período matriculados em 2020/1 com conclusão prevista para 2021/1: aulas prosseguem normalmente nas plataformas digitais, no formato on-line e ao vivo, até julho de 2021. Ratificamos que não se trata de modelo EAD, uma vez que o cronograma de aulas será mantido, com o professor lecionando as disciplinas ao vivo, respeitando o horário do quadro de aulas estipulado, sem prejuízos à interação entre aluno e docente, como ocorre nas dinâmicas presenciais. A modalidade está prevista na Portaria 544 do Ministério da Educação (MEC) que garante às instituições de ensino com formato presencial, a prerrogativa de proporcionar seu conteúdo programático na modalidade on-line até dezembro deste ano.
  • Alunos que têm 100% de bolsa do ProUni terão este benefício mantido até a integralização do seu curso;
  • Aos alunos que optarem pelo trancamento da matrícula, a UniAGES informa que as prerrogativas para um futuro retorno terão condições de oferta diferentes das atuais, respeitando as modalidades em vigor, quando do interesse do aluno ou aluna em retomar a graduação;
  • É consentido aos alunos e alunas que não pretendam aderir as alternativas propostas, a rescisão do seu contrato de forma unilateral, sem qualquer aplicação de penalidade ou a transferência para instituição de sua escolha. Nesse contexto, serão entregues todas as ementas, históricos e eventuais documentos necessários para tal.

A AGES esclarece que a oferta da modalidade on-line pode ser estendida para o decorrer de 2021, até o limite de 40% da carga horária total do curso, conforme prevê a Portaria 2.117 do MEC.

Além das medidas adotadas, a instituição destaca que todas as bolsas e financiamentos concedidos aos alunos de Jeremoabo, bem como o valor de suas mensalidades, permanecerão os mesmos até que o aluno se forme, com o devido acompanhamento dos reajustes anuais previstos por lei e nos respectivos contratos.

Sobre a AGES Paripiranga

Além disso, o Campus AGES de Paripiranga possui um excelente espaço de convivência e uma série de restaurantes e lanchonetes para a comodidade e bem-estar de toda a comunidade acadêmica.

A aproximação dos cursos ofertados em Jeremoabo aos demais já disponibilizados em Paripiranga intensifica a possibilidade de projetos inter e transdisciplinares, transformando o cotidiano não apenas dos alunos, mas da comunidade onde estão inseridos.

A AGES busca continuamente as melhores maneiras de fomentar o desenvolvimento de seus estudantes proporcionando cursos superiores de graduação de qualidade, através de um processo de aprendizagem transformador e instigante e com toda a infraestrutura necessária. Por isso, a instituição se mantém em constante evolução, promovendo os ajustes adequados, visando oferecer sempre o melhor para toda a comunidade acadêmica.

A AGES agradece todo o empenho de sua comunidade acadêmica que, com profissionalismo e brilhantismo, transformou o cenário da Educação em Jeremoabo e afirma que as demais unidades atualmente localizadas em Paripiranga, Tucano, Lagarto, Senhor do Bonfim, Jacobina e Irecê permanecerão funcionando normalmente.

 

Informações à imprensa:

Rede Comunicação de Resultado

Leticia Simões: (31) 9 9902.3923 | leticia@redecomunicacao.com
Mônica Listch: (31) 9 7154-3372 | monica@redecomunicacao.com

 

 

FAQ – Faculdade AGES de Jeremoabo

 

A AGES tem como propósito transformar a vida das pessoas por meio da Educação e não poupa esforços para expandir sua atuação por todo o nordeste brasileiro, primando pela qualidade do ensino ofertado. Seguindo essa premissa, o campus AGES de Jeremoabo foi inaugurado em 2017 matriculando mais de 200 acadêmicos. O enorme sucesso inicial, contudo, não teve continuidade e hoje, a realidade da Faculdade AGES de Jeremoabo é um corpo discente com pouco mais de 100 alunos matriculados nos cursos de Administração, História e Pedagogia.

No intuito de entender esse panorama, em agosto de 2019, a diretoria encomendou um estudo detalhado sobre o mercado local. Após uma série de análises e cenários, foi detectado que a baixa quantidade de alunos ingressantes se dá, principalmente, pelo perfil socioeconômico da microrregião aonde a faculdade está localizada.

A análise mostra que adequações são imprescindíveis. A instituição constatou, então, a necessidade de descontinuar o campus de Jeremoabo a partir de julho de 2020.

Por isso, para melhor orientar os nossos estudantes, seguem abaixo as respostas para as principais dúvidas.

 

Por que a Faculdade AGES de Jeremoabo será descontinuada?

O campus AGES de Jeremoabo foi inaugurado em 2017 matriculando mais de 200 acadêmicos. O enorme sucesso inicial, contudo, não teve continuidade e hoje, a realidade da Faculdade AGES de Jeremoabo é um corpo discente com pouco mais de 100 alunos matriculados nos cursos de Administração, História e Pedagogia.

No intuito de entender esse panorama, em agosto de 2019, a diretoria encomendou um estudo detalhado sobre o mercado local. Após uma série de análises e cenários, foi detectado que a baixa quantidade de alunos captados se dá, principalmente, pelo perfil socioeconômico da microrregião aonde a faculdade está localizada.

A análise mostra que adequações são imprescindíveis. A instituição constatou, então, a necessidade de descontinuar o campus de Jeremoabo a partir de julho de 2020.

 

Será mantido o quadro de professores e colaboradores?

Com os ajustes a serem tomados, a AGES informa que terá de abrir mão de seu corpo docente e dos colaboradores que tanto se dedicaram à unidade de Jeremoabo.

Reconhecemos tratar-se de pessoas diferenciadas e que, com toda certeza, continuarão fazendo a diferença em suas trajetórias profissionais.

Informamos que todos os haveres trabalhistas desses colaboradores serão rigorosamente respeitados e o tratamento a toda equipe se fará de modo humano e atencioso.

 

Os alunos da Ages de Jeremoabo serão prejudicados?

A AGES, com a finalidade de proporcionar um maior fortalecimento dos direcionamentos acadêmicos, visando o pleno acolhimento dos seus estudantes e dentro de sua autonomia constitucional, fornecerá adequadas informações, ofertando alternativas vantajosas ao seu corpo discente, garantindo o tempo mínimo de formação, a exemplo de transferência para alguma de suas unidades próximas com oferta de bolsas de até 50%, assegurando assim o equilíbrio contratual.

 

O que será oferecido aos alunos da Ages de Jeremoabo?

Alunos do 1º ao 5º período matriculados em 2020/1 que realizarem a transferência para o campus UniAGES Paripiranga – instituição considerada pelo MEC em 2019, como o segundo melhor centro universitário privado da Bahia contarão com benefício específico – bolsa adicional de 50% até o final do curso. O conteúdo programático, bem como a carga horária de aulas, seguirá as diretrizes curriculares de cada curso.

 

Alunos do 6º período, com conclusão prevista para 2021/1: aulas prosseguem normalmente nas plataformas digitais, no formato on-line e ao vivo, até julho de 2021. Ratificamos que não se trata de modelo EAD, uma vez que o cronograma de aulas será mantido, com o professor lecionando as disciplinas ao vivo, respeitando o horário do quadro de aulas estipulado, sem prejuízos à interação entre aluno e docente, como ocorre nas dinâmicas presenciais. A modalidade está prevista na Portaria 544 do Ministério da Educação (MEC) que garante às instituições de ensino com formato presencial, a prerrogativa de proporcionar seu conteúdo programático na modalidade on-line até dezembro deste ano.

Alunos que têm 100% de bolsa do ProUni terão este benefício mantido até a integralização do seu curso.

Aos alunos que optarem pelo trancamento da matrícula, a UniAGES informa que as prerrogativas para um futuro retorno terão condições de oferta diferentes das atuais, respeitando as modalidades em vigor, quando do interesse do aluno ou aluna em retomar a graduação.

A AGES garante as condições acima, durante o tempo mínimo da conclusão dos cursos, permitindo que todos os alunos e alunas finalizem sua graduação.

A AGES esclarece que a oferta da modalidade on-line pode ser estendida para o decorrer de 2021, até o limite de 40% da carga horária total do curso, conforme prevê a Portaria 2.117 do MEC.

Além das medidas adotadas, a instituição destaca que todas as bolsas e financiamentos concedidos aos alunos de Jeremoabo, bem como o valor de suas mensalidades, permanecerão os mesmos até que o aluno se forme, com o devido acompanhamento dos reajustes anuais previstos por lei e nos respectivos contratos.

 

A AGES concederá auxílio para transporte e aluguel para os estudantes que optarem por transferir para o calendário noturno, em Paripiranga?

Não. Como forma de apoiar os alunos que serão transferidos para o Campus Paripiranga, a AGES oferecerá como benefício bolsa adicional de 50% até o final da graduação a todos os alunos.

 

O que muda para os alunos de Jeremoabo neste momento?

Os alunos que cursam do 1º ao 5º períodos, matriculados em 2020/1 na unidade Jeremoabo e optarem pela continuidade de sua formação superior, a partir de 2020/2, na unidade Paripiranga, terão como benefício bolsa adicional de 50% até o final da graduação. O conteúdo programático, bem como a carga horária de aulas, seguirá as diretrizes curriculares de cada curso. A concessão dessa bolsa é exclusiva para uso no curso no qual o aluno esteja vinculado na unidade de Jeremoabo-BA.

Já os alunos do 6º período, matriculados em 2020/1, com previsão de conclusão para 2021/1, prosseguirão com as aulas no formato on-line e ao vivo, até a conclusão do curso.

 

A vida acadêmica dos alunos de Jeremoabo irá mudar?

Os estudantes darão prosseguimento ao seu curso superior, com contrato vinculado ao Centro Universitário UniAges de Paripiranga sem qualquer perda de carga horária cursada de acordo com as DCNs (Diretrizes Nacionais Curriculares) dos respectivos cursos e mantendo o tempo mínimo de formação previsto para sua graduação.

 

A vida financeira dos alunos de Jeremoabo irá mudar?

A instituição destaca que todas as bolsas e financiamentos concedidos aos alunos de Jeremoabo, bem como o valor de suas mensalidades, permanecerão os mesmos até que o aluno se forme, com o devido acompanhamento dos reajustes anuais previstos por lei e nos respectivos contratos.

 

Os estudantes permanecerão na mesma turma que fazem parte hoje em Jeremoabo?

É possível que haja alterações em relação às turmas, tendo em vista a necessidade de enturmação respeitadas as especificidades de cada curso de graduação.

 

Quais os cursos da unidade Jeremoabo que serão transferidos para a unidade Paripiranga?

Serão transferidos todos os cursos (Administração, História e Pedagogia).

 

O valor da mensalidade será alterado?

Não haverá nenhuma alteração no valor das mensalidades. Elas acompanharão os reajustes anuais previstos por lei e nos respectivos contratos.

 

Os alunos de Jeremoabo que transferirem para Paripiranga terão desconto nas mensalidades?

Os alunos de Jeremoabo que realizarem a transferência para o campus UniAGES Paripiranga contarão com benefício específico – bolsa adicional de 50% até o final do curso, desde que transfiram para o mesmo curso no qual estavam vinculados na unidade de Jeremoabo-BA

 

A matriz curricular dos estudantes de Jeremoabo será alterada?

Sim. A matriz curricular dos estudantes de Jeremoabo será alterada conforme todos os demais cursos de todos os campi da AGES.

 

Haverá alguma perda acadêmica?

Não. O conteúdo programático, bem como a carga horária de aulas, seguirá as diretrizes curriculares de cada curso.

 

E quanto aos candidatos que pretendiam iniciar o curso superior em 2020/2 na unidade Jeremoabo? Como vai ficar?

Todos os estudantes que se matricularem para iniciar o curso superior na unidade Jeremoabo serão informados que o campus será descontinuado e serão ofertadas as opções de todos os demais campi.

 

Quando começam as aulas do 2º Semestre? Será a mesma data para ingressantes e veteranos? O início do semestre letivo 2020/2, tanto para os estudantes ingressantes como para os estudantes veteranos, está previsto para 17/08/2020.

 

Como ficará o processo de matrícula para os estudantes que iniciarão o curso superior em 2020/2 (calouros)?

Os estudantes que se inscreveram para o Processo Seletivo da Faculdade AGES de Jeremoabo ou que se matricularam em 2020/2 e iniciarão seu curso superior neste semestre (calouros) deverão preencher o formulário de “Troca Opção”, disponível na “Área do candidato”, no site https://vestibular.faculdadeages.com.br/selecao/. Após preenchimento do formulário, este deverá ser encaminhado para o e-mail cac@uniages.edu.br. Com isso, esses estudantes serão remanejados para o campus que melhor lhe atenda e iniciarão seu curso superior nesta unidade.

 

O estudante de Jeremoabo que for transferido para Paripiranga deverá trocar o turno do curso?

Não haverá obrigatoriedade de transferência do turno do curso.

 

Se o estudante de Jeremoabo optar por transferir para a unidade Paripiranga, mas para um outro curso, terá acesso a algum auxílio com transporte e aluguel pela AGES?

Não. A AGES não arcará com auxílios desse tipo. Reiteremos que os alunos que optarem pela transferência terão bolsa adicional de 50% até o final da graduação., desde que transfiram para o mesmo curso no qual estava vinculado na unidade de Jeremoabo-BA

 

Haverá alguma mudança de carga horária do curso?

A carga horária do curso seguirá as suas respectivas DCNs (Diretrizes Curriculares Nacionais).

 

O acesso ao Escola1 será alterado?

Sim, a partir do momento em que o aluno preencher o formulário no site e efetuar a matrícula para 2020/2 na unidade Paripiranga, ele passará a utilizar o novo sistema que todos os alunos da AGES utilizarão a partir de 2020/2, que é o Ulife. Para isto, ele receberá um novo número de matrícula (RA) e as orientações de acesso.

 

A bolsa de convênio corporativo com a empresa que o estudante de Jeremoabo possui será transferida automaticamente para a unidade Paripiranga?

Sim, todos os contratos de bolsas de convênio corporativo com a unidade Jeremoabo serão alterados para a unidade Paripiranga.

 

Como fica o FIES dos estudantes de Jeremoabo?

Assim como o ProUni, os estudantes de Jeremoabo que possuem o FIES deverão solicitar, a partir de 01/07, a transferência do programa para a unidade Paripiranga. O financiamento será mantido dentro de suas condições atuais, não havendo nenhuma perda dele por parte do estudante que solicitar a transferência. A transferência do FIES deverá ser feita no site do programa e, para que ela se efetive, é preciso que o estudante já tenha efetuado o procedimento de rematrícula no site da AGES.

 

Como fica o ProUni dos estudantes de Jeremoabo?

Assim como o FIES, os estudantes de Jeremoabo que possuem ProUni deverão solicitar, a partir de 01/07, a transferência do programa para a unidade Paripiranga. A bolsa será mantida dentro de suas condições atuais, não havendo nenhuma perda por parte do estudante que solicitar a transferência. A transferência do ProUni deverá ser feita no site do programa e, para que ela se efetive, é preciso que o estudante já tenha realizado o procedimento de rematrícula no site da AGES.

 

Como fica o Pravaler dos estudantes de Jeremoabo?

Os estudantes que possuem contrato com o Pravaler deverão preencher o formulário de “Troca Opção”, disponível na “Área do candidato” do site https://vestibular.faculdadeages.com.br/selecao/ especificando a mudança de unidade no contrato do Pravaler. Após preenchimento do formulário, este deverá ser encaminhado para o e-mail cac@uniages.edu.br.

 

Os estudantes de Jeremoabo que possuem o Seguro Estudantil terão este mesmo benefício na unidade Paripiranga?

Sim, todos os benefícios concedidos aos estudantes da unidade Jeremoabo permanecerão ativos, respeitadas as suas políticas específicas, quando estes estiverem na unidade Paripiranga.

 

Caso o estudante de Jeremoabo possua alguma bolsa, integral ou parcial, ou incentivo da instituição, como fica?

Serão mantidas as bolsas e os incentivos concedidos pela AGES para os estudantes da unidade de Jeremoabo que optarem pela transferência para o mesmo curso na unidade Paripiranga. Em caso de alteração de curso, caberá ao estudante verificar se as regras específicas da bolsa ou da condição comercial permitem esta alteração. Neste caso, o estudante perde a bolsa de 50%, uma vez que o benefício é exclusivo para alunos e alunas que pretendem permanecer no curso  de origem.

 

A carteirinha de identificação dos estudantes de Jeremoabo permanecerá a mesma?

Não. O aluno ou aluna receberá uma nova carteirinha estudantil, com o novo número de matrícula e nova unidade de ensino.

 

As salas de aula da unidade Paripiranga vão comportar os estudantes da unidade Jeremoabo? Sim. A distribuição de estudantes por sala é feita respeitadas as normas regulamentadas pelo MEC, bem como o cuidado em relação ao conforto, bem-estar e aproveitamento acadêmico dos estudantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *